Uma das maiores preocupações de quem se muda para Buenos Aires hoje é o tema aluguel. Além de funcionarem de forma diferente dos aluguéis no Brasil, os trâmites e a falta de conhecimento são os maiores problemas encontrados na hora de pensar em alugar um apartamento.

O custo dos aluguéis em Buenos Aires é comparável as grandes capitais brasileiras, como por exemplo São Paulo e Rio de Janeiro, então provavelmente o maior gasto que você terá será com o aluguel. Outro detalhe importante para estar atento são com os reajustes a cada 6 meses (de aproximadamente 15%) que acontecem devido a alta inflação no país.

São muitos pontos a se pensar: localização, tamanho, preço, condições de entrada, etc. Mas também é preciso entender como funcionam as leis de aluguéis em Buenos Aires.

aluguel-alquiler-buenos-aires

Aluguel Temporário em Buenos Aires

Essa é a forma mais comum que os estrangeiros encontram para alugar apartamentos, porque são exigidos requisitos mínimos para o contrato de locação e os apartamentos em sua maioria já vêm mobiliados. Você precisa apresentar  o RG, passaporte ou DNI, comprovante de estudos da Argentina (seja da faculdade, do curso preparatório ou um curso de espanhol por exemplo), CPF e comprovante de residência do Brasil (pode ser de algum familiar).

Os contratos temporários duram normalmente 6 meses, e ao final deste período ele pode ser prolongado por mais 6 meses, e assim sucessivamente. Em alguns casos, os donos permitem que os contratos sejam feitos por períodos maiores ou menores, isso deve ser negociado caso a caso.

Quase 95% desses apartamentos são mobiliados ou semi mobiliados, o que facilita muito para estudantes que acabam de chegar e ainda estão se acostumando à cidade e a essa nova vida.

Esses apartamentos são taxados com valores que incluem aluguel, condomínio e impostos, e podem incluir água, luz, gás, internet e TV a cabo. As contas que não entram no pacote, devem ser pagas pelo inquilino. É muito importante estar atento a esses valores e às contas que você deverá pagar à parte, e isso deve estar muito bem explicado no contrato de aluguel.

Geralmente para entrar em um apartamento temporário, você deverá pagar um mês de aluguel adiantado, um mês de deposito de garantia, e um mês de comissão imobiliária. O depósito de garantia normalmente é devolvido quando o contrato termina, sempre e quando o apartamento é entregue nas mesmas condições em que foi alugado.

Aluguel Tradicional em Buenos Aires

Também é possível alugar apartamentos com contratos comuns, de longos períodos, de no mínimo dois anos, onde os valores acertados são apenas o valor do aluguel do imóvel e todo o restante é pago à parte pelo inquilino. É assim que normalmente funciona no Brasil.

Os apartamentos não são mobiliados e existe uma maior oferta de imóveis nessas condições de aluguel, mas não é tão simples quanto parece.

Para este tipo de contrato, o dono pode pedir recibos de salário, garantia proprietária (equivalente no Brasil à um fiador, com imóvel próprio na Argentina) ou seguro caução (um seguro solicitado no banco ou em seguradoras).

Porém, isso pode variar muito de acordo com o dono. Alguns pedem 2 ou 3 pessoas com recibos de salário que cubram duas ou três vezes o valor do aluguel. Outros podem aceitar garantias apenas de um determinado banco, e não de outros lugares, e o mais difícil que são os fiadores.

Nesta modalidade de aluguel, não é mais permitido cobrar comissão dos inquilinos. Desde o ano passado, o responsável pela comissão é o dono do imóvel. Normalmente é exigido na entrada o valor do primeiro mês de aluguel adiantado e um mês de depósito de garantia.

aluguel-alquiler-buenos-aires

Atenção Com os Contratos!

As exigências para o aluguel podem variar de acordo com o dono ou a imobiliária. Cada edifício também poderá ter sua regra, principalmente quando se trata de animais e é importante ressaltar que a grande maioria dos proprietários não aceitam animais no apartamento.

Antes de assinar qualquer contrato, é importante visitar o apartamento, conhecer bem as condições de cada lugar da casa e entender bem como funciona o contrato e quais serão suas cláusulas. A quebra de alguma condição do contrato pode resultar na quebra de contrato, ou na perda do depósito de garantia.

É preciso sempre ter um cuidado especial quando se é estrangeiro. Em muitos casos a pressa e a preocupação para encontrar um lugar faz com que muitos estudantes aluguem péssimos apartamentos ou assinem contratos abusivos.

A VB tem parceria com varias imobiliárias e conta com uma lista de apartamentos disponíveis, e intermediamos todo o processo de aluguel entre você e o locatário. Caso você tenha encontrado um lugar, e precisa de auxilio para não ter problemas de contrato, nós também te ajudamos a verificar o contrato de locação e deixar o processo mais confiável e fácil. Todo o suporte necessário para fechar um contrato de locação seguro.

 

Texto por: VB e Nathalia Maria

Tem alguma dúvida sobre aluguéis? Escreve pra gente nos comentários!

WhatsApp chat