Uma Buenos Aires com praia (de rio) e povo mais hospitaleiro? Sim, Rosário irá te surpreender.

Uma opção interessante para os que buscam uma carreira universitária, a simpática cidade de Rosário está localizada na província de Santa Fé, às margens do rio Paraná e a uma distância de 280 km de Buenos Aires. Com boas universidades, incríveis parques e uma vida noturna badalada acaba sendo um destino muito buscado por jovens. De acordo com o número de habitantes é a terceira maior cidade em território argentino.

Terra de grandes celebridades, como Che Guevara, Fito Páez e Messi, Rosário tem o rio Paraná como figura central, onde as areias da Rambla Catalunya permitem curtir as praias públicas e esportes náuticos além de ser uma zona rodeada de bares tradicionais. Durante o seu verão, as temperaturas podem ultrapassar os 30ºC. Já no inverno, a mínima é de 5ºC.

rosario-medicina-playa-rio

Fonte: Encyclopedia Britannica

O bairro de Pichincha é um ponto de encontro para aqueles que curtem bares, cervejarias artesanais e restaurantes mais descontraídos, com mesinhas pela rua e clima de bairro cool.

rosario-barrio-Pichincha-medicina-bar-boliche

Fonte: InteRosario

 

 

ROSÁRIO, A CIDADE ARCO-ÍRIS

Rosário é pioneira no reconhecimento e na defesa dos direitos da comunidade LGBTQ+ na América Latina, uma cidade cabeça aberta, cosmopolita e reconhecida pela vida cultural. Foi uma das primeiras cidades a legalizar o casamento entre estrangeiros não-residentes (turistas), independentemente do sexo, orientação sexual ou da identidade de gênero do casal.

Também foi a primeira cidade argentina, e a segunda da América Latina, em incorporar políticas públicas voltadas a diversidade sexual com a implementação da Área de Diversidade Sexual. Ah, a Câmara de Vereadores Municipal de Rosário concedeu o direito a receber uma pensão a viúvos/as de funcionários municipais lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros, e sendo a pioneira também no reconhecimento quanto a direitos previdenciários desta comunidade na Argentina.

rosario-lgbt- orgullo

Fonte: Rosario3.com

 

VIDA UNIVERSITÁRIA EM ROSÁRIO

A UNR (Universidade Nacional de Rosário) é uma das universidades mais importantes da Argentina e uma das mais buscadas pelos estudantes, principalmente os que buscam o curso de medicina. Entre eles, muitos brasileiros, que representam mais de 1.000 dentre os 3.039 estrangeiros que estudam na instituição. Já as mulheres representam cerca de 60% de todos os estudantes matriculados.

Para ingressar na UNR é exigido a apresentação de um teste de nivelação em espanhol no qual o estudante deve ter no mínimo o nível B2 (intermediário). Por isso, é importante ressaltar a importância de dominar o idioma espanhol na hora de decidir estudar nas universidades argentinas.

A UNR também é muito buscada devido ao “fácil” ingresso comparada a outras instituições. Sua modalidade de ingresso anual, não possui limites de vagas, o que pode ser bem interessante para quem está buscando opções de faculdades fora da clássica UBA/Buenos Aires.

Porém, como na UBA é necessário o CBU (leia mais sobre isso no post que fizemos um tempinho atrás), na UNR é necessário o chamado MIU – Módulo de Inclusão Universitária, que nada mais é que um curso onde o estudante ficará por dentro da visão e missão desta universidade centrados na saúde como direito humano universal. Alguns temas abordados pelo MIU: cidadania universitária, direito à saúde, competências profissionais, sentido da aprendizagem e suas estratégias.

unr-rosario-medicina-estudiar

Fonte: Santa Fe INVENCIBLE

 

Quando pensamos Argentina, pensamos diretamente Buenos Aires, Bariloche ou nos vinhedos de Mendoza, mas saiba que tem um mundo de cidades interessantes que podem estar esperando por você em terras argentinas. Rosário é uma cidade incrível e tem voos saindo diretamente de São Paulo, por exemplo.

Que tal? Bora?

 

Texto por: VB e Giovani Giordani

 

 

 

 

 

 

WhatsApp chat