Tranquila e super planejada, La Plata, capital da província de Buenos Aires (sim, Buenos Aires é o nome do estado além de ser uma cidade) tem vários pontos interessantes para visitar. Cenário de grandes shows internacionais e com umas das universidades mais importantes da Argentina, esta cidade tem muito para te oferecer. Com certeza vale a visita.

 

A 70 km do centro da capital do tango, encontra-se uma cidade onde inúmeras diagonais se cruzam com cerca de 700 mil habitantes em meio a imponentes prédios históricos. Inúmeras praças, uma majestosa catedral e um um clima bem despojado –  essa é La Plata. Fundada em 1822 para servir como capital da província, tem grande parte de seu projeto urbano desenhado pelo francês Pierre Benoit. É tão bem planejada que foi a primeira cidade da América do Sul a ter iluminação elétrica, isso lá em 1886. Bóra conhecer um poquito mais de La Plata e da sua incrível universidade?

 

Catedral de La Plata

A Catedral de La Plata é a uma igreja em estilo gótico e considerada a MAIOR da América Latina. Em seu subterrâneo tem um museu bacana mas a parte mais legal é subir pelo elevador até o mirador em uma das suas torres – a vista é de perder o fôlego.

catedral-la-plata

Fonte: TripAdvisor

 

 

Estádio Ciudad de La Plata

Sempre rola uns shows internacionais muito legais. Que tal dar uma conferida na programação durante o período que estiver turistando pela cidade? Quem sabe você poderá ver seu ídolo bem de pertinho.

Show do Coldplay em La Plata

 

Estádio-Ciudad-Plata

Fonte: Estádio Ciudad de La Plata

 

 

Museu de La Plata

O maior museu deste estilo na América Latina. Inúmeros fósseis de dinossauros e várias artigos da cultura nativa local e antiga podem ser encontrados pelos seus corredores, além de ser um lugar hermoso para passear.

museo-la-plata

Fonte: Welcome Argentina

 

 

República de los Niños, La Plata

Lembra daquele filme “Querida, encolhi as crianças”? Então, a República de los Niños é quase entrar dentro deste filme. São 53 hectares em escala menor: um país em miniatura, com castelos, casas, estação de trem, etc.

republica-ninos-la-plata

Fonte: Revista Planetario

 

 

 

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA

Incrível, acolhedora e com uma ótima estrutura, a UNLP (Universidad Nacional de La Plata) é uma opção pouco conhecida pelos estrangeiros quando o assunto é cursar um curso superior na Argentina. Com mais de 100 anos de história, já foi ambiente acadêmico para grandes nomes argentinos como Cristina Kirchner e Nestor Kirchner. Além de ter um ensino público de qualidade, não possui processo seletivo para ingressar no ano letivo como a grande maioria das instituições públicas (confira os outros posts do blog para maiores informações). Atualmente é considerada a quinta melhor universidade da Argentina.

 

universidad-la-plata-unlp

Fonte: Info Platense

A UNLP é formada por 17 faculdades, 137 cursos de graduação e 167 cursos de pós-graduação e possui por volta de 120.000 alunos. Tá, mas como posso fazer parte do quadro de estudantes? Fizemos uma listinha dos pontos mais importantes. Confere aí:

Processo Seletivo UNLP

  • Acontece somente uma vez ao ano.
  • A inscrição possui DOIS momentos: a primeira parte é feita pela internet e a segunda é presencial.
  • As inscrições ocorrem entre os meses de outubro, novembro e dezembro. Fique de olho no site oficial para maiores informações.
  • O ideal é preparar a documentação com bastante tempo de antecedência para evitar eventuais problemas com datas.
  • Como em outras universidades do país é necessário ser aprovado em um curso preparatório que tem início em fevereiro e tem duração de um mês. Relaxa, não é a nota que vai te fazer ser aprovado, mas sim, sua frequência. A prova não tem fins eliminatórios. Só é exigido ter 80% de assiduidade.

 

E aí? Você ainda tem dúvidas em relação à vida universitária na Argentina? Aqui você consegue acessar os imóveis que temos disponíveis em La Plata.

 

Não deixe de conferir nosso blog para mais informações. Fique ligado. Abrazo.

 

Texto por: VB e Giovani Giordani

 

WhatsApp chat