Se você estiver pensando em passar o Natal e/ou Réveillon na capital do tango, é melhor ler este post para evitar qualquer surpresa indesejável nas festas de fim de ano.

Fim de ano no Brasil é uma época em que o caos e o stress estão no olhar e nos bolsos de todos. Praias lotadas, estradas conturbadas e pessoas saindo pelas janelas de qualquer restaurante ou supermercado. Se você não busca nada disso, aqui em Buenos Aires você está a salvo. A maioria dos portenhos viaja para fora da capital neste período do ano, deixando a cidade beeem mais calma.

Separamos os dois lados que você precisa saber sobre as festas de fim de ano em Buenos Aires:

ba-fin-de-ano
  • NÃO há frutas secas nas comidas de final de ano. Um alívio e tanto, vai dizer? haha
  • Quase todos restaurantes de Puerto Madero oferecem ceias especiais no Natal e na noite da virada. Uma delícia jantar e ter uma vista privilegiada do porto. No Reveillon, vários lugares oferecem brinde e música ao vivo. Alguns tem até show de tango antes da queima de fogos. É o caso no Madero Tango, por exemplo. Recomendamos reservar tudo com antecedência para evitar comer um McDonalds (se estiver aberto).
  • Dias hermosos. Temperaturas ultrapassando os 30°C, perfeito para um passeio nos parques e terminar o dia em alguma sorveteria ou cervejaria artesanal. A prefeitura disponibiliza bicicletas grátis para turistas. Vale a pena um rolê de bicicleta por Buenos Aires. Lindo demais!
  • Não há filas e muvucas. Muitos turistas, mas todos sem pressa e bem relax.
  • Mas não só de tranquilidade se vive em Buenos Aires. Algumas festas te esperam pra comemorar o ano que recém se despede e para celebrar a chegada do 2019. Uma das festas mais legais é a Piso Compartido. Galera linda e de diferentes países te esperam para romper todo, como dizem os argentinos. Outros lugares que também oferecem festas de réveillon são a Ásia de Cuba, a Crobar e a Las Terrazas.
  • O Natal e Réveillon são bem diferentes. Enquanto no Brasil se vive o exagero de já ver enfeites natalinos desde agosto, por aqui o clima natalino não é tão popular. Alguns pinheirinhos pelas cidade e em alguns shoppings. Nada más.
  • Branco? Nem tanto. Se você está esperando uma virada de ano ao estilo brasileiro, com fogos de artifício e muita festa, pode ir dando adiós. Aqui o fim de ano não é tão festivo como no país da caipirinha. Não existe essa influência de usar branco e quase nenhum argentino vai para Puerto Madero ver os fogos. Pode se preparar para se encontrar muitos brasileiros por lá e viver um show de fogos super simples.
  • Entre o Natal e o 02/01 a cidade fica praticamente deserta. Poucos táxis, inúmeros lugares fechados e vários restaurantes de férias. Se você já conhece BA, tudo bem. Agora, se você vem pra cá para conhecer a cidade, acredito que não é a época mais indicada.
  • Na noite do 31 de dezembro há pouquíssimas opções de transporte pela cidade (táxis e ônibus).
  • No dia 1° de janeiro dificilmente encontrará algum lugar aberto. Voltar de viagem esta data é super difícil devido a falta de opções de táxis. Recomendamos algum app como Uber e Cabify.

Seja qual for a sua motivação para visitar Buenos Aires, sempre será uma cidade que nos surpreenderá. Estas informações são importantes para evitar qualquer situação inesperada e culpar a cidade por uma eventual decepção. Calma, tem muita coisa para aproveitar e alguns itens que também temos no Brasil, como o panettone emuita alegria entre família e amigos. Bienvenido, 2019!

Texto por: VB e Giovani Giordani

WhatsApp chat